GORGS Empossa Nova Liderança Com Ampla Presença Maçônica e Laços de Fraternidade Reforçados

GORGS

6/30/20253 min read

Em uma cerimônia de posse que marcou um novo capítulo para o Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS), os irmãos MARCUS VINICIUS BORTOLOTTO e CASSIO WILRICH assumiram, respectivamente, os cargos de Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto da Potência. O evento, carregado de simbolismo e fraternidade, contou com a expressiva presença de diversas representações maçônicas, evidenciando a união e a força da Ordem das três potências regulares do Estado do Rio Grande do Sul e com autoridades vindas de várias partes do Brasil e do Exterior.

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Heráclito Victória N°3168 esteve em peso na solenidade, representada pelos irmãos André Girardi Dalathea e Tiago Dalan, ambos mestres instalados da Loja, reforçados pela presença do Mestre Maçom Ir. Leonardo Marangon. A presença da delegação reforçou os laços entre o GOB e o GORGS.

Um ponto de grande relevância foi a participação do Ir. André Girardi Dalathea também na qualidade de Coordenador do Grande Oriente do Brasil no Rio Grande do Sul (GOB-RS) para a Serra Gaúcha. Sua dupla representatividade sublinha a importância da colaboração e da harmonia entre as Grandes Potências maçônicas na região, um laço de fraternidade que se solidifica a cada encontro.

Representação Histórica do Grande Priorado do Brasil

A cerimônia foi agraciada com uma representação de peso do Grande Priorado do Brasil. O Ir. Leonardo Marangon, Eminente Preceptor do Preceptório e Priorado Cavaleiro Ramsay N°80, esteve presente em conjunto com o Cavaleiro Leandro Coleoni (Mestre Instalado da ARLS Ordem e Progresso – GORGS – Rito Brasileiro). Suas participações foram oficializadas pela PRANCHA N°270, exarada pelo Ir. GERSON MAGDALENO, EMINETÍSSIMO E SUPREMO GRÃO MESTRE DO GRANDE PRIORADO DO BRASIL. A presença desses ilustres irmãos exaltou a união entre os diversos ritos e corpos maçônicos, reforçando a amplitude e a relevância da Ordem em suas múltiplas vertentes. Os irmãos fizeram parte da cerimônia de abertura, portando o Livro das Sagradas Escrituras sob o qual os empossados fizeram seus juramentos, bem como a Espada da Verdade e da Justiça que deve nortear a gestão de ambos.

A solenidade também foi um momento de justa homenagem ao Ir. Celito Cristófoli, que encerra seu mandato como Past Grão-Mestre do GORGS. O Ir. Cristófoli, reconhecido pelo grande trabalho e dedicação à frente da Potência, passa a integrar o respeitável quadro dos Grão-Mestres de Honra, perpetuando seu legado de serviço e contribuição à Maçonaria gaúcha. Sua gestão foi marcada por avanços significativos e um comprometimento inabalável com os princípios da Ordem.

A posse dos irmãos Marcus Vinicius Bortolotto e Cassio Wilrich representa a continuidade de um trabalho sério e dedicado, com a promessa de fortalecer ainda mais a Maçonaria no Rio Grande do Sul, pautada nos pilares da fraternidade, da união e do progresso. Vida longa ao GORGS e vida longa à Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul!