História do Rito Brasileiro
no Rio Grande do Sul
O Histórico da Aug. Resp. Loja Simbólica Arca da Aliança nº 2489, teve o seu início nos primórdios de 25 de janeiro de 1988, com a fundação da Loja na cidade de Pelotas – RS no Rito Adonhiramita, mas tendo seu Oriente na cidade de São Lourenço do Sul. Com o passar do tempo, em virtude de vários Irmãos tendo trocado suas residências para orientes fora do Estado, a Loja veio a abater Colunas.
Por ocasião do 1º Encontro Sul Brasileiro do Rito Brasileiro, que se realizou na cidade de Brusque em 02 de agosto de 2003, tendo sido convidados a participarem do mesmo, o Grão Mestre do GOB-RS o Eminente Ir. Mário Juarez e Grão Mestre Adjunto Poderoso Ir. José Nascimento, estando presentes os IIr. Evandro Bandeira Lecey e e Ernesto Luiz da Silva Lecey, que embora sendo naturais do Rio Grande do Sul, estavam residindo em Florianópolis.
Foi lançado pelo Soberano Grão Primaz Ir. Nei Inocêncio dos Santos, um desafio para o GOB-RS: que fosse fundada uma Loja do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul, ou seja, que o Rito Brasileiro cruzasse a outra margem do rio Mampituba, que é a divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com isto o Rito Brasileiro passaria a existir em todos os Estados da Federação Brasileira.Nesse período os IIr. Evandro Bandeira Lecey e Ernesto Luiz da Silva Lecey presentes no encontro em Brusque, e membros da Loja União da Ilha nº 3372 estavam retornando a residir no Rio Grande do Sul.


Alguns meses após o encontro e estando em Porto Alegre, procuraram o Grão Mestre e a convite do mesmo, com eles esteve presente em uma iniciação na Loja Fraternidade Canoense, fazendo uso da palavra convocou os IIr. à formarem fileiras para implantarem o Rito Brasileiro, tendo o Grão Mestre solicitado nesta ocasião aos presentes, que estava necessitando de dez Mestres, com a finalidade de organizarem o Rito Brasileiro no Estado do Rio Grande do Sul. Tendo se apresentado vários IIr., inclusive Ir. Lairton Ripoll, que por ter sido iniciado no Rito Brasileiro em Brasília (na Loja Guatimozin), se colocava desde já, a disposição para este fim. A semente havia sido lançada em terreno fértil.
Com intuito de agilizar a implantação do Rito Brasileiro, o Grão Mestre resolveu reerguer as colunas da A. R. L. S. Arca da Aliança nº 2489 no Rito Brasileiro (hoje no REAA), tendo com isto regularizado vários IIr., oriundos de uma obediência não reconhecida pelo GOB, e no dia 3 de agosto de 2004, ou seja, um ano após o Encontro de Brusque, o Rito Brasileiro cruzava o rio Mampituba e firmando seu estandarte no oriente de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul.
Foi tentada a implantação dos Graus Filosóficos, que nesta ocasião ficou ao cargo do Ir. Jarbas Pitaguari, que foi nomeado Delegado do Rito Brasileiro pelo Soberano Grão Primaz Ir. Nei Inocêncio de Souza.
Como todo o Rito em fase de estruturação, passou por varias dificuldades, com altos e baixos momentos no transcorrer de quatro anos. Tendo sido criada a segunda Loja com o nome de Filantropia e Liberdade, com IIr. oriundos de obediência não reconhecida pelo GOB.
Durante quatro anos o Rito esteve estagnado, não sendo implantado os Graus Filosóficos. Em maio de 2009 com a posse do Ir. Flavio André Teixeira Grau 33, como Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Rio Grande do Sul, sendo assim fundado os Graus Filosóficos em nosso estado, com a presença do Soberano Grande Primaz Ir. Nei Inocêncio dos Santos e comitiva. Nesta ocasião foram iniciados no Grau 33 os IIr. Ernesto Lecey e Evandro Lecey.