
Loja de Nautas da Arca Real Monteiro Lobato N. 44
A Antiga e Honorável Fraternidade dos Nautas da Arca Real, mais conhecida pela sigla RAM (ou NAR, em tradução livre), está sob a administração da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca desde o ano de 1871, sendo dirigida pelo Conselho do Grão-Mestre da Arca Real. Apesar de sua relevância histórica, os registros sobre os primórdios da Ordem são escassos e envoltos em mistério. Os próprios estatutos mencionam a reconstituição da Grande Loja em 1772. Já em 10 de junho de 1884, foi formalizado que a Grande Loja dos Mestres Maçons da Marca adquiriu os direitos sobre a Grande Loja dos Nautas da Arca Real por apenas 25 libras esterlinas.
As Lojas dessa fraternidade estão sempre associadas às Lojas da Marca, adotando inclusive o mesmo número de registro. Para que um irmão possa ingressar na RAM, é necessário que ele já tenha sido avançado como Mestre Maçom da Marca. Apesar dessa conexão administrativa, as semelhanças entre os dois graus param por aí. No que diz respeito à cronologia simbólica, o Grau de Nauta da Arca Real remonta a um tempo muito mais antigo que o da Marca, inspirando-se na história da Arca de Noé e o Dilúvio, sem qualquer relação com os personagens tradicionais da Maçonaria Simbólica.
No âmbito organizacional, não há funções específicas dentro dos Distritos ou da própria Grande Loja. Os irmãos que ocupam cargos recebem títulos honoríficos, como Royal Ark Mariner District Grand Rank ou Royal Ark Mariner Grand Rank, que são acrescentados após seus nomes. Vale destacar que o Grão-Mestre da Marca, automaticamente, exerce também a função de Grão-Mestre do Grau de Nautas da Arca Real.
Mantida pela A.R.L.S. Monteiro Lobato N. 4308, ligada diretamente a Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil, a Loja de Nautas da Arca Real Monteiro Lobato N. 44, aceita todos os Mestres Maçons da Marca das três Obediências Regulares.


Veneráveis Comandantes
Diego da Silva Motta (2021)
Charles Tonet (2022)
David Henrich (2023)
Pedro Bocchese (2024)
Daniel Sozo (2025)

