ISCRC LUX VERITAS N.º 98 ABRE SEUS PORTAIS PARA NOVOS MESTRES DA DISCRIÇÃO
Mestre da Discrição


Em uma manhã memorável para a Maçonaria Filosófica no Rio Grande do Sul, o Ilustre e Sublime Capítulo Rosa Cruz Veritas N.º 98 realizou uma belíssima Sessão Magna de Iniciação, no dia 29 de novembro de 2025, marcando o ingresso de novos obreiros nos Altos Graus do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.
Sob a condução do Amado Mestre Vinícius Bernardi, o Capítulo reuniu suas Luzes, Dignidades e Oficiais para abrir os portais do Templo e receber os novos irmãos, concedendo-lhes o Grau 4 — Mestre da Discrição – da hierarquia dos graus do Rito Brasileiro.
A cerimônia, carregada de simbolismo e grande energia, marca o primeiro passo destes irmãos na escada filosófica do Rito Brasileiro. O Grau 4 é a porta de entrada para uma compreensão mais profunda dos deveres maçônicos, onde o silêncio e a discrição se tornam ferramentas fundamentais para o aperfeiçoamento moral e intelectual.
Os novos Mestres da Discrição iniciados são:
Alex Sandro Silva da Silva
Djeison Daniel Roldo
Felipe Gubert Cruz
Laio Andrigo Padilha Lamb da Silva
Leandro Bett
Marcelo Costa
Ricardo Sorgetz
Thomaz Bolzan
Welton Matias Velho
A estes valorosos irmãos, agora investidos neste grau, aguarda uma longa e prazerosa jornada de estudos. O ISCRC Lux Veritas n.º 98 reafirma seu compromisso em guiá-los através dos ensinamentos que o Supremo Conclave do Brasil preserva, fortalecendo as colunas da nossa Instituição.
A magnitude dos trabalhos foi abrilhantada pela presença de ilustres autoridades maçônicas, que prestigiaram a administração do Amado Mestre Vinícius Bernardi e a evolução dos novos iniciados. A sessão contou com a honrosa presença de:
Eminente Irmão Douglas Santos: Delegado da 3.ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul, garantindo a regularidade e a força do Rito na região.
Preclaro Irmão Cristian Rizzardi: Representando o Colendo Alto Colégio Honor Et Virtus n.º 232;
Poderoso Irmão Hermes Machado: Representando o Poderoso Conselho de Kadossh Filosófico Lux Hominis n.º 159.
"A Discrição é o escudo do sábio e a virtude que guarda os tesouros do espírito."





