LOJA HERÁCLITO VICTÓRIA NO CONSELHO ECONÔMICO DA ONU

11/3/20151 min read

Em 30 de Outubo de 2015, a Loja Heráclito Victória Nº 3168, foi a primeira Loja do Grande Oriente do brasil Rio Grande do Sul a integrar o Conselho Econômico e Social da ONU (Organização das Nações Unidas).

Muitos perguntam qual a importância de se obter tal registro, em primeiro lugar salientamos que nosso País é signatário da ONU e como tal participa ativamente dos projetos desta Organização. Além de ter o reconhecimento das Atividades Sociais e Humanitárias através do deferimento do pedido junto a ONU, a loja maçônica que faz parte de seu rol de instituições reconhecidas passa a ser consultada sobre decisões importantes a nível mundial, bem como pode ter assento nas reuniões que ocorrem na Sede da ONU.

O Conselho Econômico e Social é o principal órgão coordenador das atividades econômicas e sociais das 14 agências especializadas das Nações Unidas, das suas comissões técnicas e das suas cinco comissões regionais. É o principal fórum para a discussão de questões econômicas e sociais e para a elaboração de recomendações práticas sobre essas questões dirigidas aos Estados membros e ao Sistema ONU. O ECOSOC é composto de 54 Estados membros eleitos pela Assembleia-Geral para mandatos de três anos, podendo ser reeleitos para mandatos consecutivos. O número de assentos no Conselho é atribuído com base na representação geográfica: 14 para Estados africanos, 11 para Estados asiáticos, 6 para Estados da Europa Oriental, 10 para os Estados da América Latina e do Caribe, 13 para Estados da Europa Ocidental e outros Estados.