Uma Noite de Legado e Futuro na Heráclito Victoria: Celebração, Aprendizado e a Estreia de "Veneráveis"

Venerável Mestre

7/20/20254 min read

A noite de 16 de julho de 2025 marcou uma data de particular relevância para a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Heráclito Victoria N°3168. A sessão foi iniciada com precisão britânica às 20h pontualmente, sob a presidência do Venerável Mestre, Irmão CLEBERSON PORTELA. O ambiente do templo foi preenchido pela presença das Luzes, Dignidades, Oficiais e irmãos do quadro", além do Mestre Maçom Ir. RICARDO SORGETZ, visitante da ARLS Fraternidade IX (GORGS-REAA), que juntos, formaram uma potente egrégora de 67 irmãos presentes. Esta reunião de um número tão significativo de membros não foi meramente uma contagem de presenças; mas sim representou um ato consciente de unificação fraternal e espiritual, sublinhando a vitalidade da loja e a profunda conexão entre seus membros.

Mais do que uma reunião de rotina, esta sessão teceu uma rica trajetória de jornadas pessoais, reflexão histórica e celebração inovadora, culminando em um momento marcante da sessão.

Um dos pilares da noite foi a apresentação dos Aprendizes-Maçons, os Irmãos EDUARDO BINZ, EDERSON SUSIN E GUILHERME PELIZZARI. Cada um deles partilhou a sua "trajetória até a chegada na Oficina", oferecendo um vislumbre único dos caminhos individuais que os conduziram às portas da Loja, validando publicamente os seus compromissos com a continuidade de suas caminhadas bem como atados ao futuro da Loja.

O ponto alto indiscutível da noite foi a tão aguardada estreia da WEBSÉRIE INTITULADA "VENERÁVEIS". Este projeto inovador foi concebido como um pilar central das celebrações que marcam o auspicioso 25º aniversário da Heráclito Victoria N°3168, comemorado somente agora por inúmeros motivos. A escolha de uma "WebSérie" para celebrar um marco tão significativo para uma organização tradicional é uma inovação da Oficina.

O primeiro episódio de "Veneráveis" foi apresentado pelo Ilustre Irmão EDUARDO AUGUSTO ROCHA, um distinto Mestre Instalado da Loja. Com "grande propriedade e emoção", o Irmão Eduardo Augusto Rocha narrou uma parte significativa de sua própria história que, como destacado, "se confundem" com os próprios "primórdios da loja". Sua narrativa forneceu um testemunho vivo dos anos de fundação da Loja, oferecendo percepções inestimáveis sobre sua gênese e desafios iniciais. Quando a história pessoal de um indivíduo é apresentada como entrelaçada com as origens de uma instituição, isso eleva esse indivíduo a um status fundamental, quase mítico. Essa técnica narrativa é poderosa para a formação da identidade dentro da Loja. Ela proporciona um elo tangível com o passado, personifica as lutas e triunfos iniciais da Loja e cria um senso de continuidade e herança compartilhada. Tais histórias são cruciais para reforçar a memória coletiva da Loja, inspirar os membros atuais e transmitir seus valores e espírito essenciais através das gerações, humanizando os primórdios da instituição. Essa abordagem fortalece o vínculo emocional que os membros sentem pela Loja, transformando sua história de uma linha do tempo seca em uma narrativa viva e pulsante, aprofundando assim o compromisso e promovendo um senso de pertencimento mais forte.

A noite ainda contou com um momento emocionante e fraterno. Em retorno de viagem profissional à Hungria, o Companheiro Maçom GABRIEL BESTEIRO DA SILVA, devolveu ao Ilustre Ir. EDUARDO AUGUSTO ROCHA, um mimo de sua propriedade “emprestado” à ele, para que em terras distantes, pudesse se sentir acolhido maçonicamente, com um objeto que lembrasse o compromisso maçônico e a fraternidade indissolúvel que nos une. Trata-se do primeiro malhete que foi usado na loja, bem como usado ainda para a sagração do templo e do Estandarte. Este malhete, após a devolução simbólica, foi doado pelo ilustre Ir. Eduardo para as mãos do Venerável Mestre, que em ato simbólico, o recebeu e colocou em lugar de destaque no Museu HV3168. Vale destacar que este malhete esteve nas mãos dos dirigentes húngaros, que ajudaram a consagrar mais um maçom naquele Oriente. Nas palavras do Ir. Eduardo: “O malhete fez a sua trajetória ao velho mundo, onde tudo começou, e retornou para a sua casa”. Os pins da maçonaria húngara, presenteados pelo Ir. Gabriel, agora repousam sobre o Estandarte da Oficina.

A significância da noite foi ainda mais elevada pela presença dos irmãos, o Pod. Ir. ANDRE GIRARDI DALATHEA, Coordenador do GOB (Grande Oriente do Brasil) para a região da Serra, os VVen IIr. CRISTIAN RIZZARDI, Membro do Ilustre Conselho Estadual do Grão Mestrado do GOB-RS, e CLEITON POMPEU CURZEL, Deputado Estadual da PAEL-RS.

Um aspecto particularmente notável da noite foi a presença coletiva de todos os mestres instalados ativos da loja, até a presente data.

A sessão de 16 de julho de 2025 transcendeu um mero encontro; foi uma profunda afirmação de fraternidade, uma celebração vibrante da história e um olhar esperançoso para o futuro. A Egrégora coletiva formada pelos 67 irmãos presentes foi palpável, um testemunho dos fortes laços e do propósito compartilhado que definem a ARLS HERÁCLITO VICTORIA N°3168.

O legado forjado ao longo de 25 anos, celebrado e renovado nesta noite memorável, promete um caminho contínuo de luz, aprendizado e profunda irmandade para as gerações vindouras.